terça-feira, 28 de setembro de 2010

Insubstituível

Ninguém é soberano. Todo mundo, por mais falta que faça, pode ser substituído. E essa é uma das mais bonitas - e também doloridas - verdades da vida. Por isso que conseguimos seguir em frente com a perda de um ente querido. Esse é o mesmo motivo pelo qual, depois de termos nos descabelado de tanto chorar quando um amor nos abandona, conseguimos encontrar outros olhares e sorrir.
Assim, uma pessoa sensata jamais exigiria de alguém que escolhesse entre si mesmo e outrem. Porque as pessoas, assim como o tempo, são efêmeras. Suas ideias mudam, suas escolhas também. Seus cabelos, suas unhas, seus gostos, sua vida. Tudo está o tempo todo em rotação e translação, junto com a Terra.
Mesmo assim, cada pessoa nova no nosso caminho vem a somar, não a, necessariamente, substituir. Isso cabe às nossas escolhas. Até mesmo à escolha de isolar-se, ofender-se, distanciar-se. Cada um sabe de si o que pode ou não aguentar. E quando deve, ou não, mudar. Substituir. Ser substituído. Seguir.

2 comentários:

  1. Eu acho que ninguém é substituível. Cada um a seu modo é especial. Não existe substituição, acho que o que ocorre é a gente colocar a outra pessoa no mesmo patamar da outra que se foi. Mas não que aquela pessoa seja uma substituta ou que a outra não nos tenha mais. É a vida, as escolhas, umas vão outras ficam e as que ficam, com certeza, nos conquistam (tanto ou mais que as que se foram).

    ResponderExcluir
  2. Concordo, também acredito que ninguém nessa vida é substituível. Lendo o texto agora lembrei de um e-mail que recebi esses dias, que contava, que quando o Zacarias dos Trapalhões morreu, assim que começou o outro programa (sem o Zacarias), o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim:

    "Estamos todos muito tristes com a 'partida' de nosso irmão Zacarias... e hoje, para substituí-lo, chamamos: ...
    Ninguém ... pois nosso Zaca é insubstituível".

    É mais ou menos assim que vejo também todas as outras questões dessa vida. Ninguém substitui ninguém... pelo menos não no coração!

    Amei o texto Paula.
    Muito bom!

    Beijos pra vc, minha amiga INSUBSTITUÍVEL !!!

    ResponderExcluir