quinta-feira, 1 de julho de 2010

Aceno de partida

12 de fevereiro de 2004. Meu coração ficava em pedaços enquanto as lágrimas escorriam dos meus olhos. Minha mãe e minha irmã embarcavam rumo à Bahia para desvendar terras novas. Ficava, em mim, a torcida por uma vida boa para elas, lá, e a vontade de revê-las o mais breve possível. E de conhecer a terra tão cheia de encantos que me contavam as cartas. Que me mostravam as fotos. Que me cantavam os sons. E que é ainda mais apaixonante com todas suas cores, suas nuances, seu canto.
De 2004 para cá aprendi a lidar com a saudade, que aperta, que sufoca, quase mata. Aprendi que uma ligação de bom dia pode trazer toda a alegria de um dia. De lá para cá, todas as pessoas da minha família foram se afastando e fui me sentindo cada vez mais só. Com a força e segurança - sempre! - do meu pai, até que decidi eu ir para longe.
Fui para as terras do sem-fim. Por lá fui feliz, hoje percebo. Mas, à época, eu queria mais. Queria minha terra. Meu Paraná. E voltei. A saudade que me corroia foi se tornando mais branda e a minha família voltando para perto de mim.
Julho de 2010. A data, precisa, não está definida. Mas, tal qual o 12 de fevereiro de 2004, vai marcar minha vida. Agora toda minha base, todo meu porto, toda minha segurança vai estar a poucas horas de mim. Distantes, ainda, mas tão perto. E sempre ao alcance de um alô. E isso me faz feliz.

(Minha família continua espalhada, mas agora quase todos estão no Paraná. E eu me sinto mais em casa, de novo. Mãe, te aguardo ansiosa. Te amo!)

4 comentários:

  1. A saudade nos mata pouco a pouco. Agora, flor, ela não será tão grande, vai passar mais rápido. Triste é você não poder ir tão breve à Bahia. Mas, melhor assim, não é?

    ResponderExcluir
  2. Tambem te amo, garotinha.
    Sempre, e todo dia.
    Estou feliz. :D
    Mesmo com uma grande ansiedade.
    Amei o texto.
    Até muito em breve, filha.

    ResponderExcluir
  3. Super empolgada, também!
    (Mas não chorei ao telefone!!!)
    =D

    ResponderExcluir
  4. A gente só consegue valorizar direito o estar perto depois de ter partido para as terras do sem fim. Fico feliz por vc, de verdade. =)

    ResponderExcluir