terça-feira, 23 de março de 2010

Deuses midiáticos

José Wilker sempre critica o valor que é dado à fama no Brasil. Ele acredita que há um ‘endeusamento’ dos artistas da telinha brasileira.

É interessante observar o quanto o povo brasileiro se apega à fama e aos famosos. Especialmente aos globais. A vida deles é notícia, tirar foto com eles é ser pop, ter um rabisco na agenda é estar por cima da maioria. Mesmo quando a fama foi dada assim, de graça, sem que nada tenha sido feito.

É o caso do ex-BBB Eliéser, que esteve em Goioerê nessa semana. O global foi recepcionado calorosamente pelo povo da cidade. Não que não mereça, o rapaz tem recebido várias propostas e pode levar o nome da cidade para toda a mídia nacional.

Entretanto, de que veio a fama dele? Ele simplesmente participou de um reality show sendo efetivamente ele mesmo. Com qualidades e defeitos. Tentando - ou não - jogar. Em busca pelo R$ 1,5 milhão. E pela fama. Ah, a fama.

Essa já está garantida ao jovem, que certificou que vai conseguir aqui fora o dinheiro que vai ser de outro brother. Trabalhando como modelo, como ator. O que vier é lucro.

Eliéser, muito mais simpático que na telinha da Globo, mostrou a toda a cidade que, sim, um rapaz do interior do Paraná pode chegar longe. Assim como a não menos famosa Grazi Massafera.

Entretanto, quantos talentos estão sendo esquecidos porque não têm um rostinho bonito e um presente da sorte?

E por que, no nosso País, atrizes e atores têm que andar disfarçados para não serem atacados por uma legião incansável de fãs? Até que ponto eles têm que se achar mais importantes do que nós, reles e anônimos mortais?

Sim, no Brasil a fama está acima de tudo. De valores morais, às vezes. Mas já que é ela que importa, que podemos nós senão desejar ao nosso conterrâneo sucesso. E sorte, nesse mundo tão competitivo da fama.

Ah, claro. E que não se esqueça do seu berço, porque nós, certamente, não o esqueceremos.

...

Esse texto foi um editorial publicado no Jornal Correio do Cidadão em 19 de março de 2009, depois que o ex-BBB Eliéser visitou à sua cidade, que fica na Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam). Fui a Goioerê conversar com o global e fiquei assustada com a quantidade de gente, em especial mulheres, que gritavam enlouquecidas ao ver o ex-brother.

3 comentários:

  1. Cadê a sua foto com ele? Tô esperando até agora para ver, veja só.

    E somos nós no BBB do ano que vem, flor!

    ResponderExcluir
  2. A fama em qualquer lugar tem seu preço. A falta de liberdade e milhões de fãs frenéticos é um deles.
    Qnd o Eliéser bombar mesmo, posso leiloar o autográfo que ganhei? rssrs.
    Sorte para ele.

    ResponderExcluir
  3. eu tenho uma coisa pra dizer:
    O povo é burro!!!!
    hahaha
    triste mas verdade heim...
    bjooos Paula

    ResponderExcluir