terça-feira, 22 de setembro de 2009

Sobre egoísmo e gratidão

Era perto das 20h30 ontem, quando fui dormir. Deitei com o coração apertado de tanta saudade. Dormi chorando.
Acordo, às 21h30, mais ou menos, com a minha colega de casa chegando.
"Paula, você está aí? Vou fechar a porta, tá?!..."
"Jane?! Oi... tudo bem?"
"Ai, Paula, não..." - e chorou. Como chorou. - "Eu tô com uma saudade da minha mãe!"
Sentou na cama, a abracei. O que fazer numa hora dessas, além de me sentir a pessoa mais egoísta do mundo?!
A mãe da Jane se foi quando ela tinha 13 anos, por causa de um câncer. E ela, sempre tão forte, tomou as rédeas da casa. Ajudou o pai a criar os irmãos mais novos, que a têm como uma mãe. Mas ela também é filha, também é gente, também tem medo. E saudade.
Se para as minhas maiores saudades há pouco que se possa falar, o que dizer à dela? Sim, perdi meu avô e isso ainda é muito recente para mim. Mas não consigo sequer suportar a ideia da ausência do meu pai ou minha mãe. A simples suposição disso me engasga, me deixa sem o que falar - ou pensar.
"Ai, Paula, eu não tô duvidando da justiça do Cara Lá de Cima, mas ele bem que podia ter deixado minha mãe um pouco mais com a gente. Um pouco mais. Até a Joana Paula crescer, pelo menos. Até eu me formar..."
...
Depois de acalmá-la, antes de dormir, fiquei pensando nisso. E no quanto preciso agradecer em poder dizer "te amo, tô com saudades" e poder ouvir um "eu também".

2 comentários:

  1. pois é, é sempre nisso que eu penso (e eu sei que a maioria das vezes você discorda)... como às vezes a gente é egoísta, como às vezes a gente reclama, reclama da vida, sem perceber o quanto ela é maravilhosa para conosco... eu agradeço, profundamente, a família maravilhosa que eu possuo, que nós possuímos, e sei que nada vale isso...
    e eu também te amo, e também tô com saudades - sempre!

    ResponderExcluir
  2. O 'Cara lá de Cima' é muito generoso conosco mesmo... por isto sempre, todo dia, repito: eu amo, eu amo, eu amo. E sempre morro de saudade. È tão bom saber que essa saudade vai acabar, logo. É tão bom... é, filhota, você tem razão. Eu não sei - talvez consiga imaginar. Ontem pela manhã escrevi um texto, publicá-lo hoje... e vc vai ver o quanto tem a ver com o que aconteceu com você.
    Eu te amo. Sempre e todo dia. E tô com saudade.

    ResponderExcluir