quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Bons amigos

Não sei por que a gente se ilude achando que as pessoas não são capazes de coisas que nós não somos. Ou que não somos pois não passamos pelas mesmas circunstâncias. Porque o ser humano é mutável, cheio de dúvidas e de certezas que variam, com o passar do tempo.
Eu acreditava, quando era mais nova, que ia casar virgem. Hoje nem sei mais se vou casar. Se quero casar.
As pessoas são assim. Cada um enxerga o melhor ângulo que pode ver. O prisma que lhe é mais bonito, mais conveniente. E, se amigos são a família que a gente escolhe, tem que aprender a lidar com isso. Porque se, muitas vezes, os laços de sangue não falam mais alto, imagine esses, construídos em cima de tempo, apenas.

"Não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isso."
(Willian Shakespeare)

4 comentários:

  1. Bom... o mundo eh msm mutavel... eu msm, q nem qria casar, casei. Td bem, td bem.
    Bom, lembrei de um textozinho q gosto muito, q atribuem a Sto Agostinho:
    "As pessoas não são o que parecem,
    não são como gostaríamos que fossem,
    não são como deveriam ser.
    São exatamente como são."
    .
    E é sábio aprender isto o quanto antes, né? E aprender a lidar com isto.
    Gostei do seu texto, mais pelo implícito do que pelo exposto (o seu crescimento me encanta).
    Amoamoamo.

    ResponderExcluir
  2. è, minha amiga, sabemos de tudo isso que você desabafou lindamente. O problema é: será que conseguimos praticar a teoria? Perdoar é divino, mas dá um trabalho.!

    ResponderExcluir
  3. claro que somos mutáveis, claro que mudamos. antes de ir passar uns dias na sua casa, por exemplo: eu me achava o ó do borogodó, me achava super importante, que todas as minhas opiniões eram as certas. mas você me lançou um balde de verdades que me fez congelar...

    e isso é ótimo, pois nos faz afundar mais na realidade de nossa própria ignorância, quando já estávamos quase atingindo a superfície e prontos para boiar.

    mas... sabe? o erro é uma coisa boa, se considerarmos a evolução humana uma sucessão de enganos, tropeços e acertos.

    ResponderExcluir
  4. O esforço para preservar os laços precisa ser maior. Mas a vida é bela, a gente é que complica ela.

    ResponderExcluir